Restaurante e Bar
Reabilitação de um edifício na Zona Histórica de Leiria
Este projecto pretendia instalar um restaurante e um bar num edifício na zona histórica de Leiria, no âmbito do programa PROCOM de apoio ao comércio em áreas urbanas antigas.
O edifício tinha pouco interesse arquitectónico só por si. Apenas na fachada principal tinha havido algum cuidado no desenho do edifício. As restantes fachadas resultaram essencialmente das necessidades de iluminação e de acesso ao interior, sem nenhuma preocupação do ponto de vista compositivo. O seu volume, a técnica de construção e os materiais utilizados, em harmonia com a envolvente, ajudam, no entanto, a espelhar o carácter arquitectónico desta zona que é, sem dúvida, dos mais interessantes e com maiores potencialidades de Leiria.
A solução proposta pretendeu adaptar o edifício às novas funções. Optou-se pela manutenção quase integral da fachada principal. Aqui apenas a porta de entrada foi substituída por outra em vidro sem caixilho. O uso de uma linguagem diferente para esta porta deixa adivinhar o critério de sobriedade adoptado também para o interior do restaurante.
Na fachada lateral direita foi rasgado um vão largo, que contrasta nitidamente com as formas e dimensões usadas na envolvente. Não choca, no entanto, nas cores, já que foram aí usados apenas os materiais nas suas cores naturais, nomeadamente a pedra calcárea, o vidro e o ferro. A linguagem escolhida para aqui reflecte o espírito jovem e dinâmico do público alvo do bar, mais sensível a este tipo de imagem.
No interior existiu maior liberdade criativa. Optou-se por uma linguagem que reflecte melhor o espírito da época actual e a vocação comercial do espaço.
O restaurante, zona mais formal, foi rebocado e pintado num tom forte azul-esverdeado, dando cor ao ambiente, em contraste com os vestidos de noite e os fatos dos cavalheiros. Os tectos falsos abobadados são uma memória dos antigos tectos desta sala nobre que, infelizmente, se perderam.
No bar passa-se o contrário. Escolheram-se revestimentos neutros, deixando a cor por conta da decoração, da luz, das pessoas, da música.
Menção Honrosa - Prémio Korrodi de Arquitectura 2004