Em 1920, Baden Powell reuniu em Londres escuteiros dos vários pontos do mundo onde já existia o Movimento, encontro que passou a ser conhecido por Jamboree Mundial.
Desde então e periodicamente continuam a realizar-se encontros de escuteiros de todo o mundo.
Leiria fez-se representar pela 1ª vez num Jamboree, em 1925.
Desde então, várias representações têm estado presentes nesse tipo de encontros e também nos denominados Rovermoots, para caminheiros e jovens dirigentes.
Em 1975, uma equipa de pioneiros da Sé, esteve presente no Jamboree da Noruega.
Nos últimos anos essas representações têm sido mais significativas já que o número de escuteiros aumentou e as facilidades de mobilidade são completamente diferentes.
Leiria esteve presente no Jamboree da Holanda, em 1995, no Rovermoot da Suécia, em 1996, no Jamboree do Chile, em 1999, no Rovermoot do México, em 2000.
Em Dezembro de 2002 quatro equipas de Agrupamentos da região de Leiria e vários dirigentes estarão presentes na grande festa do Escutismo mundial na Tailândia, sendo o chefe responsável pela Delegação Portuguesa também de Leiria.
Nas mais diversas actividades europeias, Leiria também tem estado presente.
Significativa foi a participação no Eurofolk na Áustria, em 1993.
Em Agosto de 2003, realizar-se-á em Portugal um grande encontro de jovens escuteiros de toda a Europa, numa actividade de proposta portuguesa denominada Roverway.
Cada uma das 50 equipas portuguesas seleccionadas, irá receber nos seus Agrupamentos cerca de 40 jovens europeus e desenvolver com elas o projecto apresentado. Depois juntar-se-ão os cerca de 2000 participantes na nossa região, junto à Lagoa da Ervedeira.
Da Região de Leiria, foram seleccionados 4 projectos sendo dois de Agrupamentos da cidade: um do 127 e um do 1198.
Também os dirigentes da Região estão largamente representados na equipa organizadora de dirigentes