A casa existente é um aglomerado de pequenas construções de diversos períodos que foram sendo usadas de forma diversa ao longo do tempo. Desde espaços destinados a habitação a espaços para animais, ou arrumos de alfaias agrícolas, etc. Estas várias utilizações, a falta de manutenção do edifício nas últimas décadas, e o seu mais recente abandono, levaram parte dele a encontrar-se num relativo estado de pré-ruina que só não é mais acentuado pelo facto da cobertura estar ainda em relativo bom estado.

A intervenção passará pela alteração do edifício existente para o dotar das qualidades de habitabilidade necessárias. Estando e edifício implantado em “Núcleo Histórico”, haverá o cuidado de manter o desenho das fachadas sem alterações relevantes. Serão substituídas as caixilharias uma vez que as actuais em alumínio anodizado castanho dialogam mal com imagem antiga do edifício.

Pretende-se também demolir uma série de construções precárias que foram ocupando os logradouros ao longo dos anos, de forma permitir o edifício principal “respirar”, ter mais luz, e criar áreas exteriores não impermeabilizadas, quer sejam depois espaços ajardinados ou uma pequena horta urbana.

Também no interior a intervenção tenta respeitar a tipologia pré existente. Mantêm-se as paredes resistentes, abrindo apenas alguns vãos interiores que permitem um uso mais funcional da habitação.

A excepção será a fachada norte da casa, virada para o jardim, praticamente invisível da via pública, onde a intenção de criar uma zona de lazer exterior fortemente relacionada com a área social da casa (sala e cozinha) levaram-nos a propor a abertura de sacadas largas que diluem o limite do espaço interior / exterior.