Reabilitação de Casa de Aldeia em Alvados, Porto de Mós

Respondendo às necessidades do proprietário, a intervenção passa pelo aumento de um piso ao edifício original e a alteração dos anexos existentes na fachada noroeste, de forma a permitir ter mais espaço e luz para as novas áreas.

Manteve-se a sobriedade e a simplicidade presentes na moradia existente, sendo o novo volume proposto  praticamente invisível da via pública. Este relaciona-se com o terreno nas traseiras da casa, que apresenta um declive acentuado, ficando o 1º andar à  cota do terreno. Pretende-se que este novo volume se distinga da imagem do edifício existente, através de uma linguagem arquitectónica contemporânea, mas muito simples.

No exterior criam-se duas zonas de meditação e de lazer, uma ao nível do 1º andar  relacionada com os quartos e outra ao nível do R.Ch. Esta segunda zona é constituída por uma piscina, uma zona ajardinada e uma zona de refeições .

O proprietário pretende ainda recuperar uma pequena construção em pedra existente junto à estrada, que neste momento, devido à falta de manutenção, encontra-se em estado de pré-ruina. A sua recuperação mantém a imagem original com fachadas em pedra e cobertura em telha canudo.

O aumento da cércea irá permitir criar uma mezannine no seu interior, e abrir dois vãos para garantir a iluminação e ventilação necessária..

Existente

Em colaboração com a arquitecta Joana Sousa